segunda-feira, 28 de maio de 2012

Caern executa manutenção da ETA de Extremoz e liga nova adutora na região


Nesta quarta-feira (30), a partir da meia noite, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai iniciar a manutenção no sistema de filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Extremoz e no reservatório R-14, localizado nos Parque dos Coqueiros, na Zona Norte. Simultaneamente, a Companhia vai interligar a nova adutora do Reservatório R-8, que tem 10 quilômetros de extensão e transporta água diretamente da ETE de Extremoz.  Os dois trabalhos devem ser concluídos até a noite da sexta-feira (1º), quando o bombeamento será retomado.

A distribuição de água deve ser normalizada na sua totalidade, inclusive nas partes mais altas da Zona Norte, na manhã deste sábado (2), informa o chefe da Unidade de Água, engenheiro Man Cheng. Anteriormente o serviço estava programado para ser realizado na quarta-feira (23), sendo prorrogado por motivos técnicos.

Ficarão momentaneamente desabastecidas as localidades: Nova Natal, Jardim Progresso, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara, Gramoré, Santarém I ao III, Panatis I e II, Algimar, Nova República, Santa Inês, Redinha, Redinha Nova, Comunidade da África, Alto da Torre e Potengi

Durante o trabalho, o fornecimento de água estará suspenso para alguns bairros da região. "Assim que for concluída esta ação, que também fará manutenção dos equipamentos utilizados no tratamento da água, o bombeamento volta a ser feito normalmente, restabelecendo o fornecimento de água em até 48 horas, considerando que as partes mais altas são as últimas a ter a distribuição normalizada", reforça o engenheiro.

AÇÕES NECESSÁRIAS
Também nesta quarta-feira (30) será realizada a lavagem do reservatório da Zona 16, das 7h30 às 19h30. Serão afetados os bairros de Lagoa Azul e Pajuçara, nos conjuntos Parque das Dunas I ao VI, Nova República, Nova Natal, Algimar, Santa Inês, Gramoré, Câmara Cascudo, Lagoa Azul, Pajuçara, Santarém I ao III e proximidades.

O objetivo da operação é manter a qualidade da água dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. "Temos realizados a limpeza dos filtros a cada três meses, o que tem melhorado, significativamente, a eficiência do sistema e a qualidade da água distribuída aos moradores da Zona Norte", acrescenta Man Cheng.

Aproximadamente 70% da Zona Norte terá a oferta de água diminuída por ocasião da manutenção e substituição da adutora, devendo a população reduzir o consumo e não desperdiçar água até que a distribuição do líquido seja totalmente normalizada. Algumas regiões como Jardim Progresso, Potengi, Pajuçara e Gramoré, que são atendidas por poços tubulares, não sofrerão redução.
Fonte:Governo do RN

0 comentários:

Postar um comentário