terça-feira, 15 de maio de 2012

Programa faz prevenção ao glaucoma pelo SUS

O programa de combate ao glaucoma, do Governo Federal, realizará atendimentos gratuitos durante todo o dia de amanhã (16), no município de Parnamirim. A triagem e a entrega dos colírios é feita gratuitamente e os pacientes só precisam comparecer à Unidade de Saúde Armando Álvares Padilha, no bairro de Santa Tereza, levando o Cartão SUS e comprovante de residencia. 

A partir deste mês, o atendimento aos pacientes de Parnamirim será feito continuadamente. A cada três meses a equipe de médicos fará o acompanhamento e a entrega gratuita dos colírios. 

O glaucoma é um doença que afeta o principal nervo do olho, chamado de nervo óptico, causando uma elevação da pressão intraocular. Estima-se que 50 milhões de pessoas no mundo tenham a doença que já é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.  

Apesar da gravidade, o tratamento é simples e o paciente só precisa usar, diariamente, os colírios prescritos pelo oftalmologista, e a cada três meses ser reavaliado para constatar se houve ou não progressão do quadro. 

O oftalmologista Diego Sampaio, chefe da equipe de atendimento do Programa do Glaucoma em Parnamirim, explica que uma das dificuldades dos pacientes portadores do glaucoma é o valor dos colírios - que pode chegar a R$ 120,00 cada frasco (que dura um mês). "Mas o Governo Federal tem garantido a entrega gratuita desses colírios aos pacientes. Basta que eles venham à unidade de saúde para serem avaliados", disse. 

O médico explicou que pessoas com mais de 40 anos, com histórico de glaucoma na família e negros são os mais suscetíveis à doença, mas todos precisam ser acompanhados periodicamente por um oftalmologista. O sucesso do tratamento depende, principalmente da disciplina do paciente em seguir as recomendações médicas.

SERVIÇO: 

O quê: atendimento Programa de

Combate ao Glaucoma.

Onde: Unidade de Saúde Armando Álvares Padilha, no bairro de Santa Tereza, Parnamirim.

QUANDO:

Quarta-feira, dia 16/05, a partir das 8h. 


Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário