terça-feira, 22 de maio de 2012

A poesia de Eveline Sinhá Gomes

Yuno Silva - repórter

DivulgaçãoEveline Gomes encarna a poeta e grafiteira SinháEveline Gomes encarna a poeta e grafiteira Sinhá
Artista urbana e poeta, Eveline Gomes, ou apenas Sinhá, apresenta nesta terça-feira, às 19h, na Casa da Ribeira, seu livro-conceito "Devolva meu lado de dentro" (R$ 20, Jovens Escribas), um apanhado com 70 poemas curtos, sem título, métrica ou rimas, que deixam brechas para o leitor complementar com palavras ou desenhos. O lançamento, ilustrado pela música do cantor e compositor Luiz Gadelha, faz parte da programação do Ação Potiguar de Incentivo à Leitura 2012, que promove até a próxima sexta-feira (25) debates e palestras em escolas e universidades de Natal.
ReproduçãoCapa do livro Devolva meu lado de dentro, de SinháCapa do livro Devolva meu lado de dentro, de Sinhá
Potiguar radicada há cinco anos em São Paulo, onde começou a se destacar com 
o grafite, Sinhá contou que escreve há tempos, "por necessidade", e que as pessoas "cobravam o lançamento de um livro". Para dar forma à publicação, a autora selecionou "coisas antigas que mereciam ser publicadas" e textos produzidos nos últimos três anos. 

"Os poemas remexem e buscam reaver sentimentos e palavras que se desgarraram; e esse pedido de devolução, do que se desgarrou, é um dos sentidos que podem traduzir o título do livro", esclarece. "Gosto da possibilidade de estar falando especificamente para alguém, da ideia de complementar. Acredito nessa capacidade dos poemas".

A capa do livro, onde Sinhá ostenta um metafórico 'colar' de corações 
ReproduçãoCapa do livro Constantina, da escritora gaúcha Cínthya VerriCapa do livro Constantina, da escritora gaúcha Cínthya Verri
(de galinha), foi concebida pela autora e clicada pelo fotógrafo potiguar Renan Rêgo, também radicado em São Paulo. A orelha é assinada pela poeta Letícia Torres e a contracapa traz palavras do rapper paulista Criolo, artista que faz parte do círculo de amizades de Sinhá em São Paulo. "Nos conhecemos em um estúdio, durante a gravação do disco de Gui Amabis, um amigo em comum, e ele me convidou para declamar um trecho do poema 'Orquídea Ruiva'", contou a autora.

O projeto também incorpora outros lançamentos: quinta-feira (24), às 19h, no Nalva Melo Salão Café, haverá lançamento coletivo; e sexta-feira (25), na Livraria Nobel Salgado Filho, mesmo horário, haverá nova rodada de autógrafos - destaque para "Constantina", livro de estreia da escritora gaúcha Cínthya Verri.



Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário