domingo, 6 de maio de 2012

Lupi afirma ter “certeza” de vitória de Carlos Eduardo

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, prestigiou na manhã deste sábado (5), em Natal, o Seminário de Formação Política promovido pela seção estadual da Ação da Mulher Trabalhista (AMT/RN), movimento feminino do partido. Durante o evento, realizado na Assembleia Legislativa e que trouxe a Natal lideranças nacionais e internacionais de organismos de apoio às mulheres, o líder pedetista no país manifestou confiança na vitória do ex-prefeito e presidente estadual da legenda, Carlos Eduardo, na eleição deste ano para a Prefeitura de Natal. Lupi disse ter “certeza” da eleição do correligionário.

Em seu pronunciamento, Carlos Lupi dirigiu-se a Carlos Eduardo, fazendo o pedido para que o ex-prefeito preencha ao menos 52% dos cargos de sua administração com mulheres. O que levou Carlos Eduardo a comentar em seguida que esse tipo de pedido mostra que Lupi está confiante no êxito de sua candidatura a prefeito de Natal. “Confiante, não. Tenho certeza da sua vitória”, interrompeu o presidente nacional do PDT, motivando os aplausos de todo o público presente.

Carlos Eduardo lembrou que, em sua gestão na Prefeitura de Natal (2002-2008), nomeou mulheres para postos-chave da administração: as secretarias de Planejamento, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio-Ambiente e Urbanismo, Tributação, Serviços Urbanos e Controladoria. “Se a gente fizer a soma, chega à conclusão de que pelo menos 70% do orçamento da Prefeitura em nossa administração ficou sob a responsabilidade de mulheres”, destacou ele, atribuindo a essa participação os altos índices de aprovação de seu governo. “Essa aprovação da nossa administração faz com que, aonde eu vá nesta cidade, seja abordado por pessoas pedindo pela volta de quem muito trabalhou e quer trabalhar por Natal”.

Presidente do PDT no Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo também ressaltou em seu discurso que está priorizando em seu mandato como dirigente partidário o apoio não apenas às mulheres, mas a outros segmentos representativos da sociedade. Ele fez referência à instalação da própria AMT e de núcleos da Juventude e de Atuação Sindical. Aproveitou ainda para anunciar a criação do Núcleo da Diversidade, a ser implantado até o final do mês.

Divulgação
Carlos Eduardo participou de seminário em Natal na manhã deste sábado.

Campanha
No discurso do ex-prefeito, também teve espaço para referências à campanha eleitoral deste ano. Reafirmando seu plano de candidatar-se novamente à Prefeitura de Natal, Carlos Eduardo citou sua posição de folgada liderança nas 21 pesquisas eleitorais realizadas desde o final de 2010 até agora. 

Disse ainda ter confiança na aprovação, pela Câmara Municipal, das contas de sua gestão referentes ao exercício de 2008. As contas já foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e agora serão apreciadas pelo Legislativo natalense.

Ele salientou que não há precedente na história da Câmara Municipal de uma decisão que tenha derrubado um parecer do TCE sobre contas de gestores municipais. Lembrou também que a Procuradoria da própria Câmara já emitiu um parecer, recomendando a aprovação do relatório técnico do TCE sobre a contabilidade da Prefeitura em 2008. 

“Estou tranquilo por todas essas razões que acabei de dizer e por acreditar que a maioria dos vereadores não vá se submeter a nenhum tipo de perseguição ou de motivação política contra um cidadão que só fez o bem a esta cidade”, pontuou Carlos Eduardo, conclamando todos os presentes a seguir o andamento do processo na Câmara. “Vamos ficar de olho e chamar os natalenses para acompanhar tudo sobre essa votação”.

Participação das mulheres
A chilena Pia Locatelli, presidente da Internacional Socialista, organização mundial dos partidos social-democratas, socialistas, liberais e trabalhistas, participou do Seminário da AMT/RN e pregou a necessidade de ampliação da participação feminina na política. “É um compromisso que peço ao PDT”, emendou ela.

Presidente da AMT nacional, Miguelina Vecchio, elogiou o trabalho desempenhado pelo núcleo potiguar — coordenado pela contabilista Jartilde Pontes — e destacou ainda a participação das mulheres no plano político como um todo e pediu o engajamento na campanha de Carlos Eduardo. 

“Temos que marchar nesta cidade e politizar o eleitor, mostrando que o PDT é o melhor partido, tem o melhor programa de governo e está verdadeiramente comprometido com o trabalhador, com a Educação e com as mulheres”, ressaltou Miguelina Vecchio. Que arrematou: “Cada mulher precisa fazer da eleição de Carlos Eduardo a sua eleição”.

Lideranças

Várias lideranças políticas participaram do Seminário de Formação Política do PDT e da AMT/RN. Entre elas, o deputado estadual Agnelo Alves (PDT), o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques (PDT), o presidente estadual do PPS, Wober Júnior, o presidente municipal do PCdoB, João Oliveira, os vereadores Sargento Regina (PDT), Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PCdoB) e o vice-presidente estadual do PDT, Sávio Hackradt.



>>> Saiba Mais:

Carlos Lupi participa de Seminário e fala sobre a importância da mulher

O 1º Seminário de Formação Política no Rio Grande do Norte aconteceu na manhã deste sábado (5). O tema principal do evento era “Mulher, Mostre Sua Força” e foi organizado pela Ação da Mulher Trabalhista (AMT). Evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, teve a participação de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho e Emprego.

Lupi disse que avalia esse movimento como importante para debater as questões políticas voltadas para o público feminino. “A gente sabe o quanto a mulher é estipulada, sofrida e como a sociedade ainda é machista. Cada vez mais precisamos de mulheres como protagonistas”, enfatiza. Sobre a nomeação de Brizola Neto, como o novo ministro do trabalho, ele disse que o apóia e que apesar de ser jovem, tem grandes ideias. 

Também participaram Carlos Eduardo Alves, presidente estadual do PDT, vereadora Sargento Regina, a líder nacional da AMT e vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres da América Latina Sul, Miguelina Vecchio, e a presidente da Internacional Socialista de Mulheres (ISM), Pia Locatelli. 

Lara Paiva/Nominuto
Também participaram Carlos Eduardo, presidente estadual do PDT, vereadora Sargento Regina.

“Existe uma necessidade de uma maior inserção das mulheres no âmbito da política e isso precisa ser estimulado, pois elas devem mostrar as suas marcas e os seus valores”, comentou a vereadora Sargento Regina.

Membro estadual da AMT, Jarilde Pontes, respondeu que o evento foi uma forma de discutir as ações políticas voltadas as mulheres, além de comentar as suas conquistas perante a sociedade. “Queremos que elas sejam agentes de transformação pública”, afirmou Pontes. 

Lara Paiva/Nominuto
Para Jarilde Pontes, evento foi uma forma de discutir as ações políticas voltadas as mulheres.

“A mulher, hoje em dia, está mais atuante em todos os campos de trabalho. A existência de um seminário é importante para que nós pudéssemos se reunir para conversar sobre o que a gente conquistou e o que falta ainda para acontecer. Estamos mais valorizadas, mas não é o suficiente”, disse a professora Silvia Pontes.

Seminário contou com palestra, apresentação de teatro e debates sobre a inserção das mulheres no âmbito político. Além disso, diversas mulheres apareceram para prestigiar o evento, algumas eram filiadas ao partido e outras eram membros de diversas associações voltadas para o público feminino. 

“Hoje a gente mostra a relevância da participação da mulher na política. Elas estão se organizando para que a sociedade tenha mais igualdade”, respondeu Carlos Eduardo, presidente estadual do PDT. 

Sobre a Ação da Mulher Trabalhista
Foi fundada em 3 de junho de 1981, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), e é uma entidade de arregimentação, defesa e representação das mulheres. O seu objetivo é lutar contra a descriminação feminina, debater as questões de políticas públicas relacionadas às mulheres e fazer com que elas entrem na política. 

0 comentários:

Postar um comentário