sábado, 19 de maio de 2012

Cozinha Leva: Comer com leveza

Alimentos funcionais, baixos índices glicêmicos, ingredientes orgânicos, massas integrais e demais termos ligados  à cozinha saudável/natural não assustam mais os gourmets. Diversos cardápios já incorporaram essas formas de preparo, e fazem com que a gastronomia avance para ideias ainda mais criativas. A Flor de Sálvia, em Ponta Negra, que começou há um ano focada na venda de produtos saudáveis e pratos congelados, assumiu de vez o lado restaurante. A casa agora tem uma intensa movimentação culinária para almoço e jantar.  
Chef Marina Pantoja investe nos ingredientes: As massas são caseiras, feitas com amaranto e linhaça.Aldair DantasChef Marina Pantoja investe nos ingredientes: As massas são caseiras, feitas com amaranto e linhaça.

A cada semana surge um prato novo no cardápio, e às quintas e sextas há noites temáticas com menu degustação. Segundo a proprietária Marina Pantoja - que também é nutricionista e chef de cozinha - é sinal de que os bons de garfo estão aprendendo a considerar a qualidade saudável dos alimentos na hora de degustar. 

"É comum também aparecer cliente que vira 'paciente', ou seja, após provar nossos pratos, passa a se interessar por uma reeducação alimentar acompanhada por nutricionista", ressalta.  

INGREDIENTES

O maior diferencial da cozinha da Flor de Sálvia está no uso de ingredientes e formas de preparo, que tornam os pratos mais leves e saudáveis, sem perder o sabor. Usa-se apenas óleos essenciais; não há manteiga e creme de leite;  há receitas sem glúten, lactose e baixo índice glicêmico; e para compensar a falta de sal, as comidas são bem temperadas com condimentos como açafrão, alecrim, manjericão fresco, e ervas desidratadas em geral. 

Entre as novidades que foram acrescentadas recentemente no cardápio da casa estão o conchiglioni de ricota e vegetais ao sugo de camarão com molho pesto; atum grelhado acompanhado de quinoa temperada e molho oriental; tilápia ao molho de cupuaçu acompanhada de arroz negro e salada de folhas; fricassê de camarão ao molho base de vinho branco, leite de coco, alcaparras e champignon; pastel de forno de massa fina integral e linhaça em recheios de carne, frango ou ricota; sucos funcionais (um mix de ervas, temperos, verduras, grãos integrais, cereais e frutas); e o 'bowe' de salada, misto de folhas, legumes e frutas servido com granola salgada e o molho do dia. 

CARDÁPIO

O cardápio é diverso como o de um restaurante comum. No segmento de carnes tem filé ao molho de mostarda com arroz integral, escalope ao molho shoyu e champignon, carne guisada com pene de mussarela e arroz ao molho de tomate, e lombo recheada acompanhado de cuscuz marroquino, vagem e cenoura. Em aves, se destacam o frango à parmegiana e à cacciatore (em cubos, molho de tomate, alcaparras e fusili ao pesto com abóbora). Frutos do mar: filé de tilápia ao molho de maracujá e camarão ao curry com maçã. Para fãs de massas tem canelone de ricota com vegetais, de funghi, e nhoque de batata doce com aveia. "As nossas massas são caseiras e levam amaranto e linhaça", ressalta Marina. 

Há pratos únicos, como o quibe de forno com homus tahine, o escondidinho de camarão puxado no tomate com purê de jerimum com macaxeira, sopas e, como sobremesa, o frozen de iogurte desnatado com granola e mel. As noites temáticas também oferecem muitas surpresas. Nesta sexta-feira, o tema é italiano. Serve-se da entrada à sobremesa, mas cada prato tem um preço em separado. 

Serviço: Flor de Sálvia. Rua Praia de Muriú, 873, Ponta Negra. Aberto de segunda a sexta, das 11 às 15h, e sábado das 11 às 15h. Tel.: 4103-1976.  


Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário