domingo, 4 de março de 2012

Nome do Aeroporto de S.G.Amarante continua sendo disputado

>>>  O aeroporto ainda não está construído mais ainda continua a disputa do nome.


A romanceira Militana Salustino pode alçar voos inimagináveis para uma senhora simples da comunidade rural de São Gonçalo do Amarante. Se receber das mãos do presidente Lula a comenda de honra máxima aos agentes culturais do país já foi um feito, ter seu nome estampado no batismo do novo aeroporto internacional de São Gonçalo seria a consagração. O obstáculo para o fato se concretizar é poderoso. E político. Um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o deputado Henrique Eduardo Alves criou projeto de lei sugerindo o nome do pai, o ex-ministro Aluízio Alves, para batizar o novo aeroporto. Já a sugestão do nome de Dona Militana é de autoria do deputado Paulo Wagner.

Os dois projetos de lei tramitam hoje no Congresso. A disputa entre os dois deputados - entre os nomes de Aluízio Alves e Dona Militana - tem um favorito. Henrique Alves é hoje líder do maior partido político no Congresso. Com mais de dez mandatos, é também o deputado mais antigo e um dos mais bem articulados parlamentares. É notória a sua capacidade para conduzir e influenciar. No plano local, tem ainda o apoio da Academia Norte-rio-grandense de Letras e Conselho Estadual de Cultura.

Paulo Wagner tem o apoio da desarticulada classe artística, sem peso político. Um grupo praticamente formado por agentes culturais do próprio município de São Gonçalo do Amarante e que fez algum barulho, até chegar aos ouvidos do deputado e virar projeto de lei. E foi com este ideal emanado da cultura sãongonçalense e com simpatia de setores culturais do Estado que Paulo Wagner peitou o favoritismo do edil conterrâneo e propôs o nome de Aeroporto Internacional Dona Militana para o novo terminal aéreo do Estado. O projeto (2815/2011) tramita na Câmara desde novembro de 2011 e está sujeito à aprovação da Comissão de Viação e Transportes (CVT).

Defesa de Dilma


Hoje, os dois projetos se encontram na mesma CVT. Mesmo após o recesso, a Câmara dos Deputados trabalha em ritmo lento e nenhuma comissão foi formada por completo. Na CVT, por exemplo, sequer o relator foi escolhido. E será ele a peça-chave para escolha do nome do novo aeroporto potiguar. E o critério será julgado na comissão. Claro, há a política, o convencimento. E aí a figura de Henrique Alves é favorita. Cabe ao novo relator da CVT o envio de apenas um projeto à Comissão de Educação e Cultura, cuja presidência cabia até então à deputada potiguar Fátima Bezerra. Se não houver veto, segue à Comissão de Cidadania e Justiça, onde será transformada em lei. E por falar em Fátima Bezerra, ela é mais entusiasta de Dona Militana, além de ter testemunhado, em novembro de 2011, Dilma Rousseff defender o nome da romanceira: "Eu estava na hora quando ela defendeu o nome de Dona Militana", enfatizou. 

Dentre as sugestões, duas indicações são favoritas
O presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, advogado e poeta Diógenes da Cunha Lima defende o nome de Aluízio Alves. Ele foi informado pela reportagem do projeto do deputado Paulo Wagner. E salientou: "Dona Militana seria um nome simpático e que daria uma visibilidade nacional que ela ainda não tem. Seria também curioso por ser mulher; uma contadora de histórias do povo". E ressalta: "Mas normalmente os aeroportos brasileiros não consagram nomes sem notoriedade. Aluízio foi ministro por duas vezes. Enquanto governador promoveu o desenvolvimento de São Gonçalo por meio de indústrias. Trouxe também a energia de Paulo Afonso para o Estado e, consequentemente para o município, enfim."

O presidente da ANL não invalida a sugestão do nome da romanceira. "Nos posicionamos favoráveis ao nome de Aluízio Alves porque já havia essa indicação". Mas Paulo Wagner apresentou o projeto primeiro, sem muita mídia ou alarde. E sob o argumento de que de Militana Salustiano do Nascimento é reconhecida como a maior romanceira do Brasil, mesmo nascida no então ermo sítio Oiteiros, comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em São Gonçalo, até sua morte, aos 85 anos, em 19 de junho de 2010. Justifica ainda que a romanceira lançou CD triplo com seus versos cantados e recebeu por isso o apreço e elogios de críticos e jornalistas por todo o país, até que em 2005 recebeu em Brasília, a Comenda Máxima da Cultura Popular das mãos de Lula.

"Nada mais justo que prestemos essa homenagem póstuma a uma das personalidades mais importantes para a cultura potiguar e, consequentemente, do Brasil. Dona Militana faz parte da construção e da identidade cultural de todo um povo e merece ter seu nome gravado no novo aeroporto", enfatizou Paulo Wagner. Também favorável ao deputado está uma predileção valiosa: a da presidenta Dilma Rousseff. A coluna do jornalissta Felipe Patury, na revista Época, informa que a petista recomendou um nome feminino para o aeroporto. E que fosse feito um levantamento histórico das mulheres mais importantes do Estadopara a escolha do nome. 

Outros nomes de peso também foram cogitados

Se fossem levadas em consideração essas premissas, a maior concorrência com Dona Militana seria o nome de Clara Camarão, já cotado entre intelectuais e reuniões da ANL, junto com o do também índio Felipe Camarão, entre outros, a exemplo de Fabrício Pedroza e Juvenal Lamartine. Nos círculos da esquerda, o nome mais sugerido foi o do ex-prefeito Djalma Maranhão. Também foi lembrado o do folclorista Deífilo Gurgel - descobridor de Dona Militana, incentivador da cultura popular, notadamente a de São Gonçalo a qual escreveu um livro exclusivo para relatar a importância cultural e histórica do município. O nome de Deífilo foi lembrado com ele ainda em vida. O folclorista, também poeta, morreu neste mês de fevereiro.

Na opinião de Fátima Bezerra, "os nomes merecem o todo o meu respeito. Apontaria Câmara Cascudo e Nísia Floresta". Contudo, como ela mesma disse, "com todo respeito aos homens, tenho respeito por um nome feminino". E lança um desafio: "Acho que deveria ser feita uma consulta popular no estado. Os três nomes mais citados iriam até a presidenta Dilma. Eu estava na hora quando ela acrescentou isso. A própria imprensa, junto com outras instituções, podem viabilizar uma consulta popular, o que é mais democrático".

Aeroporto


O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante está previsto para ser inaugurado em agosto de 2014 e irá ocupar uma área total de 15 milhões de metros quadrados e a princípio deverá atender cerca de três milhões de pessoas, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 







Com informações do DN Online