Atração principal do evento, Roger Mello participou do momento denominado “sala de bate papo com quem ama a literatura”, e falou sobre os seus livros já publicados e os em processo de produção. Ele destacou ainda a importância do evento e da literatura na educação, suas referências e seu processo criativo, numa dinâmica conversa com os participantes. “Como toda forma de arte, a literatura infantil deve contribuir na formação de leitores críticos e contestadores, que tentem mudar o mundo”, comentou o também dramaturgo, nesta que é sua quarta vez em Natal.
Luana Bezerra da Silva, de 10 anos, é aluna do quarto ano da Escola Municipal Ivonete Maciel, localizada em Cidade Nova, e compôs a mesa de debate com o autor. “Já li um livro dele. É muito legal poder conhecê-lo”, comentou a mediadora mirim. A estudante participa do projeto “Vitrine Literária”, realizado na escola.
Roger Mello elogiou a participação de crianças na mesa de debate. “É a primeira vez que eu vejo isso. A gente sempre fala das crianças, mas quase nunca sabe a opinião e as dúvidas delas. Esse envolvimento é genial!”, comentou.
A professora Márcia Nelson, que trabalha na Escola Municipal Ivonete Maciel, relatou as atividades do projeto. “Leituras, representações teatrais e releituras das obras tratadas, além das trovas literárias, são meios pelos quais, neste ano, trabalhamos os autores da terra. Esse encontro nos possibilita mostrar nosso projeto e conhecer o que acontece nas outras escolas”.
Assessora Pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Miriam Dantas de Araújo, foi responsável por mediar o debate com Roger Mello. Ela destaca a troca de experiências entre professores, coordenadores, assessores e gestores pedagógicos, além de mediadores de leitura de bibliotecas, e o escritor. Para a representante do IDE, Cláudia Santa Rosa, “a oportunidade de interação é fantástica”. Ela citou que é notório o crescimento da valorização da leitura nas escolas.
Fonte: Prefeitura do Natal
0 comentários:
Postar um comentário