sábado, 9 de junho de 2012

Trecho do calçadão da Praia do Forte ainda não foi reconstruído

A Prefeitura Municipal de Natal ainda não anunciou nenhuma providência para a reconstrução do trecho do calçadão da Praia do Forte, nas imediações do Monumento à Bíblia Sagrada, que desmoronou devido às marés altas nos últimos dias. Nessa sexta-feira (08), a reportagem ligou insistentemente para as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (SEMSUR)  e de Turismo e Desenvolvimento(SECTURDE), mas não conseguiu falar com os secretários que estavam com celular desligado.  

Passados vários dias do desmoronamento, sequer o isolamento do local foi feito para evitar que aconteça algum acidente com banhistas que insistem em pegar um atalho. Mas as equipes da Defesa Civil já estiveram na Praia do Forte, procurando orientar a população e os comerciantes do local sobre os riscos de acidentes. Segundo o diretor da Defesa Civil, Irimar Matos do Nascimento, o isolamento da área ainda não foi feito porque aguarda chegar a madeira para fazer os tapumes, mas ele acredita que até a segunda-feira vai conseguir isolar toda a área afetada.

Laudo 
Os técnicos da Semsur e a Semopi (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura) devem, na próxima semana, ir ao local para emitir um laudo técnico e somente depois dar início às  obras como aconteceu de outras vezes que houve desmoronamento de parte do calçadão. O pior é que, segundo os comerciantes da praia, a cada chuva a cratera, que tinha aproximadamente 20 metros de abertura, está aumentando.

O  problema do avanço do mar já é antigo em Natal e vem provocando frequentes erosões nas diversas praias da orla urbana da cidade, como a Praia do Meio, Areia Preta e a Praia de Ponta Negra. 

O problema é tão grave que está prejudicando até mesmo o fluxo de turistas nessas praias, ao ponto de um grupo formado pelo Ministério Público, secretarias municipais e órgãos do Governo do Estado já pensar em fazer um estudo detalhado sobre a erosão costeira em Natal e região metropolitana. 

O projeto será tocado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). 


Fonte: dn online

0 comentários:

Postar um comentário