Desde fevereiro de 2012, a unidade operacional da empresa, localizada em Guamaré, está operando em caráter experimental. A base é utilizada pela companhia para armazenagem e distribuição de combustíveis aos postos revendedores do Estado e região. As obras de construção geraram cerca de 180 empregos. Quando começar a funcionar, estima o gerente executivo de recursos humanos (RH), Vladimir Barros, a base irá contar com cerca de 160 profissionais diretos e indiretos.
No último ano, ressalta o gerente executivo de RH, a ALE faturou R$ 8 bilhões e as operações no Rio Grande do Norte representaram 4,25% do faturamento. A estimativa para este ano é que o faturamento chegue a R$ 8,5 bilhões, com um acréscimo de 200 novos postos revendedores em sua rede. "Nossa meta de crescimento é em relação a volume comercializado e lucratividade, além de bom atendimento aos revendedores", afirma o gerente. Por ano, a empresa comercializa e distribui aproximadamente 4,2 bilhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.
Demis RoussosBarros, gerente executivo de RH: expansão da empresa é acompanhada por investimentos na equipe
Somente no mês de maio foram vendidos 370 milhões de litros de combustível, uma marca recorde para a empresa. O incremento, segundo o Vladimir Barro, se deve a estratégias de serviços oferecidos ao clientes e ao bom sistema de relacionamento. Pontos que foram premiados na instituição. "Adotamos estratégias de fidelização de clientes que refletem no aumento de vendas e no volume comercializado", analisa Barros. Entre eles, destaca o gerente, estão os serviços de seguro para carga, posto, patrimônio e seguro de vida oferecidos aos clientes, além de sistema de entrega com hora marcada, o que permite melhor programação para o fornecedor, e investimentos em marketing esportivo, "que tornaram a marca mais conhecida", observa Barros.
Atendimento
A ALE possui uma rede de cerca de 1.800 postos em 22 Estados brasileiros e foi, recentemente, premiada na área de gestão de recursos humanos e atendimento ao cliente.
O bom relacionamento com os clientes é apontado pelo gerente executivo de RH Vladimir Barros como um dos fatores propulsores das vendas. Os investimentos nessa área renderam à empresa o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente na categoria Petróleo, pelo décimo ano consecutivo. A solenidade de pre miação ocorreu no dia 28 de maio, em São Paulo.
A receita, explica o executivo, é oferecer agilidade no atendimento, retorno às reclamações e dúvidas do cliente e atendimento personalizado. "Dispomos de sistema de informações, em que os operadores dão suporte desde as vendas como conhecem a data de aniversário, quando foi a última, situação de credito, até o time que o cliente torce. O tempo de espera não ultrapassa 20 segundos e o retorno a reclamações é feito em até 24 horas", pontua.
A equipe do Grupo Padrão, organizadora do prêmio, avalia anualmente as empresas de acordo com critérios como adequação da missão corporativa à estratégia de relacionamento com o consumidor; relevância do cliente na organização; estratégias de retenção; fator humano e política de recursos humanos. Em uma etapa seguinte, as empresas finalistas são submetidas ao chamado "cliente misterioso".
Estratégias de capacitação rendem prêmio à empresa
No último dia 22, a Ale foi premiada com o "Top Socioambiental e de RH 2012", promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), na categoria RH. A empresa venceu com o case "1º Concurso de Melhores Práticas de Gestão", numa seleção com outros 40 trabalhos apresentados.
O reconhecimento, segundo o gerente executivo Vladimir Barros, se deve a estratégias de capacitação de profissionais, por meio de parcerias com instituições como a Fundação Getúlio Vargas, Ibmec, e no exterior, além de programas internos de Desenvolvimento de Gestores (PDG), de trainee, além do programa para estagiários. "Investir na pessoa é investir no futuro da própria empresa", afirma.
A empresa possui 1,2 mil colaboradores diretos. Para os que estão mais afastados dos grandes centros, a empresa adotou um programa de educação à distância, com cursos por meio da internet. "Capacidades comportamentais dos profissionais, como a vontade de aprender, a capacidade de trabalhar em equipe e de inovação, são mais valorizadas que habilidades técnicas", diz.
Barros está entre os finalistas da pesquisa "Os RHs mais admirados do Brasil 2012", promovida pela revista Gestão RH. A premiação ocorrerá amanhã, em São Paulo.
Fonte: Tribuna do Norte
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