terça-feira, 22 de maio de 2012

Gerência de Saúde intensificará ações para vacinar idosos e gestantes contra gripe


A Gerência Executiva da Saúde divulgou no início desta semana a segunda parcial da campanha de vacinação contra gripe, iniciada no dia de maio. Até o momento, a média de Mossoró é de 62,9%, o que corresponde a um universo de 3.777 pessoas. A meta é aumentar esse percentual para 80%.

Para isso, os esforços serão concentrados no intuito de atrair principalmente idosos e crianças para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é feita a imunização. “Nós estamos com um percentual baixo principalmente entre idosos e gestantes por isso temos que nos concentrar nessa buscativa, através dos profissionais e também dos agentes de saúde que atuam nos bairros”, explicou o Gerente executivo da Saúde Benjamin Bento.

Ele esclarece que ninguém deve ter medo de tomar a vacina que é bastante segura, eficaz e que protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

Além dos idosos, a vacina deve ser tomada por gestantes, crianças de seis meses a 2 anos incompletos, além dos profissionais de saúde. Em Mossoró, a meta é vacinar 35.684 pessoas, ou pelo menos 80% desse público.

Até o momento o público que registrou o maior percentual de vacinação foi o de profissionais da saúde com 105,8%, o que corresponde a 2.587 pessoas. “Nesse público já ultrapassamos a meta, haja vista o número de profissionais ser superior ao estimado pelo Ministério da Saúde”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde , Allany Medeiros.

Quem ainda não se vacinou deve procurar a UBS mais próxima até a próxima sexta-feira (25/05). Após essa data, a Gerência fará vacinação em apenados.

CRIANÇAS- No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.

CONTRA-INDICAÇÃO- Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e aids, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.

SEGUNDA PARCIAL DA CAMPANHA
Trabalhadores da saúde- 105,8%, o que corresponde a 2.587 pessoas
Crianças- 62,9% o que corresponde a 3.777
Gestantes- 36,2% o que corresponde a 8.775 pessoas
Idosos- 41,5% o que corresponde a 1.247 pessoas

Fonte: Jornal de Fato

0 comentários:

Postar um comentário