sábado, 26 de maio de 2012

Como escolher alimentos na feira

Uma feira livre mostrando  dicas sobre escolha dos produtos, aproveitamento integral e armazenamento correto dos alimentos comprados neste tipo de comércio, além de sua importância histórica e cultural, sobrevivendo aos supermercados. Este é o cenário previsto para a VIII Feira de Nutrição do Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN, realizado no dia 29 próximo. A feira será realizada na própria instituição, no Centro de Convivência Clara Camarão, mas será aberto ao público, a partir das 19h. 
Júnior SantosDestaque para a escolha das frutas e verduras e seus benefíciosDestaque para a escolha das frutas e verduras e seus benefícios

Os visitantes vão se deparar com uma feira educativa, interativa e com informações nutricionais valiosas para o dia a dia. "Aspectos Históricos, econômicos e sociais das feiras livres" e "A química dos alimentos funcionais encontrados nas feiras" serão tratados pelos alunos do 1º ano. Nas barracas serão trabalhados alimentos afrodisíacos, desintoxicantes, antioxidantes, antidepressivos, anticancerígenos, para o coração e para a memória, para os ossos e para a anemia e fertilidade.

Leites, peixes, carnes, frutas e hortaliças serão apresentados com bom e mau aspecto, para demonstrar "Como escolher alimentos numa feira livre: Aspectos higiênico-sanitários, nutricionais e sensoriais". A turma será dividida pelas disciplinas "Nutrição e Dietética 1" (professora Érika Melo), "Microbiologia dos alimentos" (professora Monique Rosa), "Bioquímica dos Alimentos" (professora Cláudia Martins) e "Técnica Dietética" (professora Heleni Aires).

Alimentos Funcionais serão apresentados pelo 3º ano, com exemplares de alimentos funcionais vendidos nas feiras e opções de preparações culinárias com eles, além de degustação de bolos e outros. "Além da parte nutricional, queremos mostrar porque algumas pessoas ainda preferem ir às feiras. É uma questão cultural, pela qualidade dos produtos? Ainda é um evento que proporciona o relacionamento entre as pessoas? O que há de bom e de ruim quanto ao aspecto nutricional?", explica a coordenadora do Curso, Carina Leite. Na preparação dos trabalhos, os alunos estão visitando feiras livres de Natal.

Clínica de Nutrição: Os concluintes de Nutrição vão fornecer dicas de uma nutrição ideal para quem sofre de diabetes, com alimentos que podem ser facilmente encontrados nas feiras.

OUTROS DESTAQUES:

Gelatina abacaxi e couve - Vegetais folhosos são ricos em micronutrientes e antioxidantes, mas a cor e o sabor fazem com que percam espaço na mesa do brasileiro. Pensando nisso, alunos do 3º ano desenvolveram uma receita de gelatina, que leva couve, com sabor e nutrição - e é atraente aos olhos. A gelatina de abacaxi com couve é simples e pode ser prepara em casa. "Seguindo as recomendações básicas do fabricante, a diferença é que leva suco de couve para substituir a água fria, e cubinhos de abacaxi caramelizado dentro da gelatina, conferindo sabor", explica o aluno Humberto Varela.



Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário