terça-feira, 24 de abril de 2012

Caern deverá colocar mais dois poços em funcionamento na ZN

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está perto de concluir o sistema de abastecimento de água da Adutora do Rio Doce para beneficiar os bairros de Gramoré e Pajuçara, na Zona Norte de Natal. O sistema vai contar com cinco poços tubulares, que juntos irão fornecer mais 500 mil litros de água por hora à população das regiões e contribuir para reduzir o teor de nitrato nos dois bairros citados. Atualmente, três poços já estão produzindo água, ou seja, 300 mil litros de água a mais a cada 60 minutos. Além das unidades tubulares, a Caern também constrói uma Estação Elevatória. No total, os dois investimentos somam R$ 1,7 milhão.

O único empecilho para a perfuração dos dois poços restantes foi removido com a decisão da Justiça de derrubar a proibição imposta pelo proprietário do terreno de negar acesso à Companhia para a perfuração. A Assessoria Especial de Empreendimentos da Presidência da Caern informa que a empresa estadual de saneamento obteve recente decisão liminar do Judiciário para poder realizar o serviço, que deverá estar concluído em dois meses.

ELEVATÓRIA

A água coletada nos poços existentes nas margens do rio Doce será lançada em um “Poço de Reunião” nas proximidades dos outros cinco perfurados. A Estação Elevatória fará o bombeamento do líquido que será lançado na adutora Rio Doce, responsável pelo transporte dessa água até o reservatório localizado na rua Piratininga, no conjunto Pajuçara. Neste reservatório a água é misturada a de outros 12 poços em operação na área e bombeada até as residências da Zona Norte. No local a Caern instalou um sistema de desinfecção da água, todo automatizado , com utilização do produto químico dicloroisociamurato de sódio, que assegura ainda mais a qualidade da água distribuída na região.

Quando o sistema tiver operando de forma completa, a Caern espera atender mais de 60 mil pessoas, incluindo moradores dos bairros Gramoré, Além Potengi e Nova Natal. A adutora está concluída e vem operando parcialmente. Mede três quilômetros de extensão com tubos variando entre 150 a 300 milímetros de diâmetro. Atravessa o rio Doce, apoiada por 45 estacas de concreto submersas na água a uma profundidade média de 10 metros como forma de garantir a segurança da tubulação. 



Fonte: DN Online

0 comentários:

Postar um comentário