segunda-feira, 21 de maio de 2012

Inep mostra quadro muito grave da educação no RN


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, mostrou esta semana passada que o Rio Grande do Norte está entre os cinco estados brasileiros que menos os alunos do ensino médio são reprovados. Taxa de repetência e muito baixa.
O INEP mostra que apenas 8% dos alunos do ensino médico são reprovados. O Governo do Estado tratou logo de botar a “turma” para apresentar como grande feito.  O ensino Potiguar destacou-se ao lado de estados como Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%) e Paraíba (7,7%).
Poucos atentaram para o detalhe um pouco mais abaixo na mesma pesquisa do INEP, que revela um quadro terrível para o cenário de educação pública do Rio Grande do Norte. Explica porque nossas crianças repetem pouco.
O rio Grande do Norte é líder nacional em alunos desistindo da escola antes do final do ano. Ou seja, as nossas crianças não estão sendo reprovadas porque simplesmente estão desistindo antes do final do ano. O quadro de hoje desenha um quadro negro no futuro.
Este número de alunos matriculados desistentes ao longo do ano vem aumentando. Em 2010 17,3% dos matriculados não concluíram o ano. Muitos devido a transporte escolar e greve de professores. Em 2011, o INEP aponta que 19,3% dos alunos matriculados desistiram.
A secretaria Estadual de Educação, Betânia Ramalho disse que os dados divulgados pelo INEP vai nortear ações do Governo do Estado (duvido) para mudar este quadro, que não se formou agora. Trata-se de algo que vem de mais de uma década de desprezo com Educação.
Solução – O Governo do Estado do Ceará já está resolvendo este caso. Construiu com recursos federais 152 escolas técnicas para funcionar em tempo integral e está construindo agora mais 30, em todas as regiões do Estado. Em 2 anos, o quadro de educação no Ceará será muito diferente do que é observado hoje pelo INEP no Rio Grande do Norte. Fica a dica.

Fonte: Retrato do Oeste por César Alves

0 comentários:

Postar um comentário