O público-alvo é formado por idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade e trabalhadores de saúde. O número representa 80% do público, considerado prioritário por ser vulnerável a desenvolver a forma mais grave da doença.
A campanha deste ano tem como lema “proteger é cuidar”. A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, pode prevenir em até 90% os casos de gripe. Já entre os idosos, a vacina pode diminuir as doenças graves em até 60% e as mortes em até 80%. A vacinação reduz, ainda, entre 32% e 45% as hospitalizações, por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade.
Para a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, é preciso que a população se conscientize sobre a importância da vacinação. “Como a vacina demora 15 dias, em média, para fazer efeito, as pessoas devem procurar um posto de saúde o mais breve possível”, aconselha a coordenadora, lembrando que “as temperaturas ainda vão cair no Sul e Sudeste e no Litoral Nordestino, o que propicia uma maior circulação do vírus da influenza.
Fonte: mais parnamirim
0 comentários:
Postar um comentário