quinta-feira, 26 de abril de 2012

Visita de atletas paraolímpicos incentiva pacientes do CRI

Na manhã desta quinta-feira (26) cerca de 400 pessoas, entre pais e pacientes do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), participaram de uma manhã repleta de atividades com os atletas paraolímpicos patrocinados pelas Loterias Caixa.

Os atletas Alan Fonteles de Oliveira, Yohansson Ferreira, Adriano Gomes, Edênia Garcia e Joana Maria Neves falaram sobre a importância do apoio dos pais e do incentivo aos filhos na superação das barreiras.

Os atletas estão divulgando a Fase Regional Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa do Esporte Paraolímpico, que acontecerá em Natal nos dias 28 e 29 de abril. O evento gera ranking para as paraolimpíadas de Londres na natação, halterofilismo e atletismo.

O evento contou também com a presença dos atletas da natação Francisco José e José Welton que já realizaram tratamento no CRI e reforçaram a necessidade da prática de um esporte para a qualidade da reabilitação. "Eu comecei a nadar aqui no CRI e as professoras notaram minha evolução. Hoje eu treino no SESI e participo de várias competições", disse o jovem José Welton, de apenas 13 anos.

Adriano Gomes, um dos grandes nomes da natação paraolímpica do RN, deu um recado aos pais das crianças. "Daqui podem surgir grandes atletas. Incentivem seus filhos porque os limites estão aí para serem superados", disse.

A educadora Maria Rúbia de Souza explicou como é o trabalho das crianças na piscina. "Nós fazemos brincadeiras com as crianças e todo o trabalho terapêutico, sempre respeitando os limites e estimulando a parte que precisa ser mais trabalhada em cada um", falou Rúbia.

"Além da natação nós também oferecemos aos nossos pacientes o basquete e o futsal. O nosso foco sempre é a reabilitação, a parte terapêutica. Mas quando um paciente se destaca nós procuramos encaminhar para nossos parceiros, para que ele aperfeiçoe o seu talento", disse o diretor geral do CRI, Manoel Nogueira Júnior,

Desde o ano passado o CRI é parceiro do Projeto Clube Escolar Paraolímpico, junto com a Sociedade Amigos do Deficiente Físico - Sadef/RN e o Comitê Paraolímpico Brasileiro. O projeto visa o incentivo às categorias de base do desporto paraolímpico nacional, tendo como objetivo principal formar atletas de alto nível para os jogos do Rio de Janeiro, em 2016.


Fonte: Governo do RN

0 comentários:

Postar um comentário