quarta-feira, 25 de abril de 2012

Primeira ETE de Parnamirim entra em fase de testes


Enquanto as obras avançam nas ruas do Centro, Boa Esperança, Jardim Planalto e bairros adjacentes, a Prefeitura de Parnamirim inicia os testes de vazão na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Liberdade, primeira etapa da maior e mais importante obra do município desde a emancipação política, em 1958. De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, já foram colocados 28,3 quilômetros de tubulação na Bacia do Centro, o que representa quase 30% da rede total. São 8.600 ligações domiciliares.

“Para evitar maiores transtornos aos moradores e comerciantes, determinamos a colocação do asfalto tão logo a obra do esgotamento seja concluída naquela rua. Vamos asfaltar todas as ruas do Centro”, disse o prefeito Maurício Marques dos Santos. Além de proteger o lençol freático da infiltração de nitrato e outras substâncias poluentes, o esgotamento sanitário vai contribuir para melhorar a qualidade de vida dos mais de 208 mil moradores e colocar Parnamirim no restrito grupo de municípios nordestinos com alto padrão de desenvolvimento humano (IDH acima de 0,8).

“Melhoramos os indicadores da Educação, da Saúde, de renda da população. Temos o menor índice de analfabetismo do Rio Grande do Norte, reduzimos consideravelmente a mortalidade infantil e adotamos medidas eficazes, segundo comprovam os números do Ministério da Saúde, para combater a mortalidade materna. Com o saneamento estamos dando um passo à frente”, disse Maurício.

O esgotamento sanitário de Parnamirim foi dividido em quatro etapas. A primeira, do Liberdade e Primavera, está em fase de testes para entrar em operação. A segunda, a Bacia do Centro, está perto de atingir um terço das obras previstas. A terceira é a do Litoral, que está sendo feita pela Caern com recursos da segunda etapa do  programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A quarta é a de Nova Parnamirim e Emaús, a maior de todas, com cerca de 30 mil ligações domiciliares.

Fonte: mais parnamirim

0 comentários:

Postar um comentário