A Emater-RN e a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte realizam nesta segunda-feira, 23 de abril, no Praiamar Hotel (Ponta Negra), uma reunião técnica com os 139 prefeitos dos municípios do Rio Grande do Norte que se encontram em situação de emergência por causa da estiagem.
O objetivo do evento é elaborar uma estratégia de ação para minimizar os efeitos da seca e prestar assessoramento aos prefeitos para a criação das coordenadorias municipais de Defesa Civil.
O diretor geral da Emater-RN, Ronaldo Cruz, o coordenador da Defesa Civil do RN, tenente-coronel BM Acioli, a presidente da Cruz Vermelha do Rio Grande do Norte, Francisca Montenegro, e o representante da Cruz Vermelha do estado de Pernambuco, Luiz Alisson Calixto, receberam os prefeitos, que iniciaram o dia participando de oficinas de trabalho, abordando temas como "Legislação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil", "Procedimentos para Decretação de Situação de Emergência" e "Estratégias de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a convivência com a seca".
Ressaltando a importância das oficinas de trabalho para capacitação dos prefeitos, o diretor geral da Emater-RN, Ronaldo Cruz, lembrou que a autarquia entrou nessa parceria levando em conta sua experiência nas ações junto à agricultura familiar. "Dispomos de pessoal e estrutura física em todas as regiões do Rio Grande do Norte, além de termos intimidade com a vida do homem do campo e suas principais dificuldades", acrescentou Ronaldo Cruz.
O coronel Acioli enfatizou o protagonismo exercido pelos prefeitos nesse processo de convivência com a seca, lembrando que para esse momento os técnicos da Emater-RN atuam como agentes multiplicadores. "Hoje é o momento de mostrar como funciona o processo de decretação de situação de emergência, reconhecimento federal e atualização da Lei Federal 12.608, de 10 de abril de 2012", comenta Acioli. Essa nova lei institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC).
A presidente da Cruz Vermelha no RN enfatizou a parceria com a Defesa Civil Estadual e se dispôs a auxiliar os prefeitos nesta situação crítica. "Estamos trabalhando para orientar e capacitar as comunidades atingidas com a seca". O coordenador de Respostas e Desastres da Cruz Vermelha de Pernambuco, Luiz Alisson Calixto, está no Rio Grande do Norte como consultor para auxiliar os municípios a reduzir os efeitos da estiagem. Segundo explicou, a missão da Cruz Vermelha é dar suporte às comunidades em situações de crise, preparando o ser humano para reduzir as consequências dos desastres naturais, antropogênicos (por ação ou omissão do homem) e mistos.
No período da tarde, a partir das 14h, o Ten-Cel. BM Acioli e a representante do Banco do Brasil, Fernanda Cristina Resende Rodrigues, irão ministrar uma palestra sobre o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC) e Providências a serem tomadas pelos municípios frente à situação de emergência. O presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Yuri Pinto, irá proferir uma palestra sobre os investimentos realizados pela companhia nos municípios atingidos pela estiagem. A Cruz Vermelha estará com um estande para receber e orientar os municípios que desejarem obter os seus serviços ou auxilio.
Fonte: Governo do RN
0 comentários:
Postar um comentário