terça-feira, 22 de maio de 2012

Telecentros beneficiaram mais de 80 mil cidadãos

Estar conectado a era digital, aprendendo e interagindo com o mundo. A internet liga você a qualquer pessoa ou parte do planeta. E é exatamente essa a missão dos Telecentros Comunitários, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que nos últimos três anos, beneficiaram 81.645 cidadãos natalenses. Em 2011 foram 39.323 beneficiados, e a expectativa para 2012 é gerar oportunidade para mais 97 mil pessoas. Os Telecentros atuam na inclusão digital dentro das comunidades e em diferentes regiões da cidade. 

O programa soma hoje sete unidades, que oferecem cursos de informática e acesso a internet (lan house pública), de maneira totalmente gratuita. Todas as unidades foram inauguradas na atual gestão, estrategicamente distribuídas nas quatro zonas administrativas da cidade para facilitar o acesso do cidadão à internet. Os Telecentros estão nos bairros: Cidade Nova, Guarapes, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis, Panatis e Ribeira (Funcarte).

Os Telecentros são espaços públicos providos com 11 computadores cada, conectados à internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tendo a perspectiva de atender uma média de 200 pessoas por dia. 

"Implantar esse Programa de inclusão digital em Natal foi uma ação totalmente inovadora, tanto que somos referência no Brasil no que se refere ao treinamento de equipes de trabalho dos telecentros, e também do curso que oferecemos denominado ABC da Informática, com aprendizado para quem nunca teve a chance de lidar com o computador. É importante ressaltar que com a internet disponível, o cidadão pode estar conectado aprendendo, produzindo e qualificando-se para o mercado de trabalho", declara o Secretário da Semtas, Alcedo Borges.

As unidades dos Telecentros funcionam ininterruptamente das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, tendo como público-alvo prioritário adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.

Unidades:

Bombeiros - Av. Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho.
Instituto São Judas Tadeu - Av. Das Alagoas, 544, Neópolis.
OSCIP - Gente Feliz - Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
ProJovem Guarapes - Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
ProJovem Panatis - Rua Maranguape, 2112, Panatis.
OSCIP AFIM - Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
Funcarte - Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.



Fonte: Prefeitura do Natal

0 comentários:

Postar um comentário