quarta-feira, 30 de maio de 2012

Máquinas retiram 750 toneladas de areia da lagoa Araguaia

Um trabalho conjunto das secretarias de Serviços Urbanos e de Limpeza Pública retirou 750 toneladas de areia da Lagoa do Araguaia, em Nova Parnamirim. O leito estava encoberto por uma camada de lama proveniente de ligações clandestinas de esgotos, o que dificultou a ação das máquinas na manhã desta terça-feira (29).
 
Foto: Assescom Parnamirim
 

O trabalho faz parte do plano de prevenção de enchentes da Prefeitura de Parnamirim. A Lagoa do Araguaia é uma das áreas de vulnerabilidades identificadas pela Defesa Civil do município. Na semana passada, quando choveu 102 milímetros em dois dias, a lagoa encheu, obrigando a prefeitura a instalar bombas para evitar o transbordamento e o consequente alagamento de casas e estabelecimentos comerciais.

“Com o trabalho de hoje, aumentamos em 20% o volume de acumulação de água e ampliamos a capacidade de absorção pelo solo”, disse o secretário Gutemberg Xavier. Ele e o secretário da Semsur, Bruno Pereira de Araújo, acompanharam de perto o trabalho, que foi realizando aproveitando “uma janela” de sol neste período de inverno no Litoral Potiguar. Foram utilizadas uma restroescavadeira esteira e uma enchedeira, além de duas caçambas.

O prefeito Maurício Marques colocou a equipe da Defesa Civil de sobreaviso para agir em caso de chuva que possa representar perigo para as famílias que moram nos entornos das 15 lagoas ou em áreas de risco, como a Toca da Raposa, uma comunidade em Nova Parnamirim que receberá ações de infraestrutura. Para isso, a prefeitura está contratando uma empresa com a finalidade de prestar serviços de assistência técnica para estudos e projetos de urbanização.

A mesma providência foi tomada em relação ao projeto de urbanização do Liberdade/Primavera, onde moram 15 mil pessoas. As duas comunidades serão as primeiras de Parnamirim beneficiadas com o sistema de esgotos.



Fonte: Potiguar  Notícias

0 comentários:

Postar um comentário