Dentro do projeto de mobilidade urbana para preparar Natal para a Copa do Mundo de 2014, as obras de prolongamento da avenida Omar O'Grady, mais conhecida como prolongamento da Prudente de Morais, parecem ganhar fôlego. A construção dos túneis ao longo da via, de responsabilidade da empresa IM Comércio e Terraplanagem Ltda, estão em estágio avançado e devem ser entregues antes mesmo do prazo estipulado em contrato, segundo o diretor comercial da empresa, o engenheiro Juliano Galvão.
As ruas dos Caiapós e Tamanduatéi, em Cidade Satélite, permanecem interditadas e mesmo após a conclusão da atual etapa das obras, cabe ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), mediante estudo a ser feito, estabelecer quando será liberado o fluxo pelas vias. De acordo com Juliano Galvão, as obras de construção dos túneis seguem o cronograma inicial do projeto e, mesmo tendo o prazo contratual de entrega da obra estipulado para agosto, a empresa responsável pretende concluir as construções ainda no primeiro semestre. Atualmentea obra encontra-se em fase de finalização do muro armado e vigas dos túneis, para em seguida ser feita a pavimentação do local. O projeto dos túneis da avenida está orçado em mais de R$ 11,6 milhões.
Vizinho da obra e morador da rua Azinheira há 28 anos, Agenor Medeiros considera importante a intervenção para a mobilidade urbana de Natal e acredita que desta vez o prolongamento deverá ser concluído, após as interdições que aconteceram desde que a obra foi iniciada há cerca de três anos. Para o morador, o prolongamento deve movimentar mais o trecho, considerado por ele pouco seguro devido à falta de circulação de carros e pessoas e da deficiência de iluminação, além da existência de terrenos baldios e morros nos arredores.
O prolongamento da avenida Prudente de Morais/Omar O'Grady faz parte da chamada Via Metropolitana de Natal, iniciada em setembro de 2009. Sua conclusão deve tornar a Prudente de Morais a segunda entrada da cidade, além de facilitar o acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, ainda emconstrução. A obra criará alternativas para os veículos que quisessem atravessar a Região Metropolitana, sem ter de passar pela zona urbana de Natal.
Fonte: Diário de Natal
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