domingo, 6 de maio de 2012

Sesc investe em ações preventivas

Um projeto piloto em todo país, a  Unidade Móvel em Saúde da Mulher do Sistema Social do Comercio (Sesc), irá oferecer a partir da segunda quinzena de maio  serviços de prevenção e combate a câncer de mama e do colo do útero em municípios e comunidades carentes do Rio Grande do Norte.  O ambulatório, construído no interior de um caminhão, é aparelhado com duas salas de exames e equipamentos de ponta, como o aparelho de mamografia digital e isolamento contra radiotividade. O veículo foi desenvolvido pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc) à pedido  do Sistema Fecomercio/RN e Regional Sesc. Para isso foram investidos R$ 1,2 milhão, além de custo mensal de R$ 70 mil para manutenção, deslocamento e gastos com pessoal.
DivulgaçãoPresidente do Sistema Fecomercio, Marcelo Queiroz: serviços são abertos à população...Presidente do Sistema Fecomercio, Marcelo Queiroz: serviços são abertos à população...

A ideia, explica o presidente do Sistema Fecomercio/RN Marcelo Queiroz, é permitir o acesso a serviços de saúde reprodutiva  -  ainda deficitário em todo Estado. A área foi apontada, há cerca de dois anos, por meio de levantamento que constatou a precariedade dos serviços e necessidade de oferecer suporte na área de saúde reprodutiva.  Segundo dados do IBGE, somente 54% da população feminina tem acesso a exames como preventivos e mamografias. 

"Foi um grande desafio que propomos ao Departamento Nacional e que eles aceitaram. Muitos dos casos de câncer de colo de útero, mama, entre outras doenças são diagnosticadas já em estágio avançado o que dificulta o tratamento", ressalta o presidente do Sistema Fecomercio/RN Marcelo Queiroz. O serviço gratuito é aberto a população de baixa renda, encaminhada via secretarias municipais de saúde, além de comerciários e dependentes.

A Unidade estima realizar, por mês, cerca de 1,8 mil atendimentos, entre exames e orientação sexual. Os exames serão entregues num prazo médio de sete dias. A primeira cidade a receber o projeto será Extremoz, na Região Metropolitana de Natal. A proximidade associada a deficiências no sistema de saúde do município foram determinantes para a escolha. "A Maternidade de lá esteve fechada por 15 anos e não oferece mamografia, ultrassonografias e preventivos", lembra Marcelo Queiroz. 

Convênios darão suporte a equipes

A unidade móvel de saúde da mulher deve permanecer, em cada município, em média 60 dias úteis com a prestação de serviços. Para isso, as Prefeituras deverão firmar convênios com a instituição para garantir infraestrutura, segurança, transporte e alimentação das equipes  de saúde.

Marcelo Queiroz destaca o convênio firmado com o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), no último dia 1º, quando a unidade foi apresentada durante as festividades do Dia do Trabalhador. O convênio com a Sesap deve garantir a continuidade do atendimento as pacientes, que terão atendimento preferencial em hospitais da rede estadual, após indicada a doença. "Não basta apenas diagnosticar, mas garantir, por meio das parcerias, que em caso de um câncer esta paciente tenha acesso ao tratamento médico posterior", observa.

Em Natal para coordenar o lançamento da Unidade Móvel e treinamento dos profissionais, a assistente social do Departamento Nacional do Sesc, Rita Martorelli, acrescenta que a atuação não se limita ao diagnóstico, mas também ao trabalho de prevenção e educação sexual. "A nossa principal meta é mudar a realidade nesses municípios, oferecendo serviços e orientações a essas mulheres", disse.

Todos os exames realizados pela instituição serão integrados a base de dados do SUS. "Isso é importante para melhorar o monitoramento da saúde da mulher, em todo país, contribuindo para os estudos de saúde reprodutiva", avalia martorelli. Durante as próximas duas semanas, equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem e radiologia, além de médicos participam da capacitação. 




Fonte: tribuna do norte

0 comentários:

Postar um comentário