terça-feira, 8 de maio de 2012

População no NE está hipertensa

Uma ação desenvolvida no bairro de Pirangi, zona sul de Natal, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN, neste último domingo, chegou a um dado alarmante. Até às 10h da manhã, dos 150 moradores que participaram da campanha "Eu sou 12 x 8", cerca de 90% apresentou pressão alta: 14x9. A maioria não sabia que era hipertensa. Segundo o presidente da SBC, cardiologista Carlos Faria, esses dados são preocupantes. A hipertensão pode ocasionar graves problemas de saúde como o Acidente Vascular Cerebral e infarto. "O pior é que essa é uma doença silenciosa, onde a pessoa não sente nada. Quando diagnosticada cedo é possível tomar medidas para reduzir a pressão e evitar as consequências", alerta o presidente.

As doenças cardiovasculares estão aumentando mais no Nordeste por vários fatores, entre eles o sedentarismo e os hábitos alimentares da população nordestina.  Com a parceria da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, da Associação Brasileira de Enfermagem e do Conselho Regional de Educação Física, foi possível desenvolver ações para tentar mudar essa realidade. Além da verificação da pressão, os moradores participaram de uma caminhada,levaram para casa uma avaliação corporal e receberam orientação nutricional.

De acordo com o membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Romário Santana, na hora das compras a população esquece de observar os rótulos dos produtos. "A quantidade de sódio é altamente prejudicial à saúde. A medida ideal de sal é de 5 gramas ao dia".

Para a cardiologista responsável pelo departamento regional de Hipertensão da SBC, Fátima Azevedo, os médicos deveriam verificar a pressão do paciente, independente do quadro apresentado. 


Fonte:tribuna do norte

0 comentários:

Postar um comentário