terça-feira, 29 de maio de 2012

Nota Fiscal Avulsa pode ser emitida em 15 minutos

A nota fiscal de serviços avulsa agora pode ser emitida em apenas 15 minutos. Com a continuidade da implantação da Nota Natalense – nota fiscal eletrônica - a nota avulsa passou a funcionar de forma integrada com o Portal Directa garantindo mais rapidez e segurança na emissão do documento. A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira, 28/05. Para emitir a nota fiscal avulsa a partir de agora é necessário obter um login no site da Secretaria Municipal de Tributação (Semut). Esse login será exigido para qualquer pessoa física ou jurídica, estabelecido ou não no município de Natal. 

A primeira vantagem é em relação a segurança das informações. Com o cadastro no sistema, não será mais possível emitir a nota em nome do CPF de outra pessoa, por exemplo. Porém, a principal vantagem é que a partir de agora a nota pode ser requerida e, após 15 minutos do pagamento, já estará liberada. Antes era necessário esperar até próximo dia útil para liberação da nota. A nota fiscal avulsa é emitida por prestadores serviços de forma esporádica, ou seja, que não são cadastradas como prestadores de serviços.

O secretário municipal de Tributação, André Macedo, esclarece que para obter o login e senha do sistema o contribuinte precisa apenas acessar o site da Semut (www.natal.rn.gov.br/semut) e realizar os procedimentos de cadastro. “O cadastro do login e senha é feito online, o contribuinte não precisa ir até a Semut”, explica o secretário. Para sanar as dúvidas dos contribuintes, foi publicado no site da secretaria um manual com o passo a passo a ser seguido pelo usuário para emitir sua nota fiscal avulsa. “Se o usuário ainda tiver alguma dúvida pode procurar o plantão fiscal da secretaria que foi reforçado para atender a esta demanda”, disse André Macedo. O plantão fiscal da SEMUT funciona das 08h às 14h.



Fonte: Prefeitura do Natal

1 comentários:

Unknown disse...

como faço o cadastro

Postar um comentário