quinta-feira, 24 de maio de 2012

Escritor e dramaturgo Roger Mello conversa com professores de Natal

Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e pelas Secretarias Municipais de Educação de Natal e de Parnamirim, o 1º Encontro de Intercâmbio entre Escolas Leitoras de Natal e Parnamirim recebeu o escritor e ilustrador de livros infantis Roger Mello, nesta quarta-feira (23), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Atração principal do evento, Roger Mello participou do momento denominado “sala de bate papo com quem ama a literatura”, e falou sobre os seus livros já publicados e os em processo de produção. Ele destacou ainda a importância do evento e da literatura na educação, suas referências e seu processo criativo, numa dinâmica conversa com os participantes. “Como toda forma de arte, a literatura infantil deve contribuir na formação de leitores críticos e contestadores, que tentem mudar o mundo”, comentou o também dramaturgo, nesta que é sua quarta vez em Natal.

Luana Bezerra da Silva, de 10 anos, é aluna do quarto ano da Escola Municipal Ivonete Maciel, localizada em Cidade Nova, e compôs a mesa de debate com o autor. “Já li um livro dele. É muito legal poder conhecê-lo”, comentou a mediadora mirim. A estudante participa do projeto “Vitrine Literária”, realizado na escola. 
Roger Mello elogiou a participação de crianças na mesa de debate. “É a primeira vez que eu vejo isso. A gente sempre fala das crianças, mas quase nunca sabe a opinião e as dúvidas delas. Esse envolvimento é genial!”, comentou.

A professora Márcia Nelson, que trabalha na Escola Municipal Ivonete Maciel, relatou as atividades do projeto. “Leituras, representações teatrais e releituras das obras tratadas, além das trovas literárias, são meios pelos quais, neste ano, trabalhamos os autores da terra. Esse encontro nos possibilita mostrar nosso projeto e conhecer o que acontece nas outras escolas”.

Assessora Pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Miriam Dantas de Araújo, foi responsável por mediar o debate com Roger Mello. Ela destaca a troca de experiências entre professores, coordenadores, assessores e gestores pedagógicos, além de mediadores de leitura de bibliotecas, e o escritor. Para a representante do IDE, Cláudia Santa Rosa, “a oportunidade de interação é fantástica”. Ela citou que é notório o crescimento da valorização da leitura nas escolas.


Fonte: Prefeitura do Natal

0 comentários:

Postar um comentário