segunda-feira, 21 de maio de 2012

Caminhão da Tapuio Agropecuária é apreendido em barreira fitossanitária do PI

Um caminhão carregado com 3.500 quilos de queijo, da empresa norte-riograndense Tapuio Agropecuária Ltda, permaneceu apreendido por 26 horas em barreiras fitossanitárias dos estados do Piauí e Ceará. A medida é uma consequência às barreiras impostas ao Rio Grande do Norte por parte dos seis estados que tentam se tornar áreas livres de febre aftosa.

O caminhão da Tapuio Agropecuária foi liberado na manhã desta segunda-feira, mas estava apreendido desde o domingo. A carga deveria seguir pela rota passando por Mossoró, Teresina (PI) e São Luís (MA) - como faz há dois anos -, mas ao chegar à barreira no estado Piauí foi barrado.
"Havia a orientação às equipes de lá (Piauí) para, inclusive, incinerar a carga. Mas no final o caminhão saiu de lá escoltado até a divisa com o Ceará, onde permanecemos até a liberação [hoje], no posto de entre os dois estados. Ligamos para as autoridades do setor, no Rio Grande do Norte, que acionaram os responsáveis das instituições de fiscalização e controle daqueles estados", disse Francisco Veloso Junior, diretor executivo da empresa.

A carga, segundo ele, só foi liberada após o pessoal do Idiarn e Ministério da Agricultura do Rio Grande do Norte explicarem às autoridades daqueles estados que a restrição fitossanitária não se aplicava ao produto em questão - queijos de vaca e búfala. Os produtos têm inclusive o selo do Serviço de Informação Federal [Sif], que atesta a qualidade dos produtos de origem animal, sob o aspecto sanitário e tecnológico, oferecidos ao mercado consumidor.

O veículo foi apreendido ás 9h do domingo. O carregamento está avaliado em R$ 60 mil. Esse foi o primeiro incidente que se tem conhecimento após as restrições impostas por estados vizinhos aos produtos oriundos do Rio Grande do Norte.



Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário