domingo, 18 de março de 2012

Morre aos 86 anos, Ernani Silveira

Políticos, empresários, representantes da Marinha do Brasil e dirigentes do ABC acompanharam o sepultamento do ex-prefeito de Natal, Ernani Alves da Silveira, 86, hoje pela manhã, no cemitério Morada da Paz, em Emaús. Ernani morreu ontem pela manhã em decorrência de uma infecção urinária.


Como vice-prefeito da cidade do Natal, Ernani exerceu a Presidência da Câmara Municipal por quatro períodos, entre 1966 e 1969. Em 1969, assumiu a prefeitura da capital potiguar pelo impedimento do então prefeito. Também foi presidente do ABC, assumindo a função de presidente do conselho deliberativo da agremiação diversas vezes.

A missa de corpo presente começou pontualmente às 9h. A governadora do estado e o presidente do conselho deliberativo do ABC fizeram as primeiras leituras da liturgia do dia. Ao fim da missa, familiares e amigos foram até o caixão, despedir-se. O caixão foi escoltado por 15 militares da Marinha do Brasil - e não oito, como de costume. Para Cleber Ribeiro, comandante de Fragata e assessor de comunicação da Marinha, praticamente dobrar o número de militares no cortejo foi a forma que a Marinha encontrou para homenagear o homem que esteve dez anos à frente da Sociedade dos Amigos da Marinha no RN e trabalhou para difundir a mentalidade marítima na sociedade.

A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o gestor que Ernani Alves da Silveira foi. Padre Zé Mário, que concelebrou a missa, relembrou o cristão, no sentido literal da palavra - seguidor e imitador de Cristo. Para Rosalba, Ernani era um homem digno, sério e comprometido com o social. Para padre Zé Mário, que relembrou as filas que se formavam na entrada da casa do ex-prefeito, Ernani era um apóstolo da caridade. Homens, mulheres e crianças iam até lá pedir ajuda todos os domingos. "E nunca voltavam para casa sem nada".

Judas Tadeu, ex-presidente do ABC, pediu dois minutos à família e deu início aos discursos, próximo a lápide. "Não estou preparado para este momento, por isso quero pedir paciência a todos", começou - visivelmente emocionado. O apoio de Ernani, relembrou Judas Tadeu, foi decisivo para a expansão da sede do time. "Eu até estava fora de Natal, mas fiz um esforço para estar aqui hoje. Doutor Ernani merecia esta homenagem".

Beto Guedes, que também discursou, relembrou um hábito cultivado pelo ex-prefeito há 65 anos: fazer a barba na Barbearia Guedes todas as quartas e sextas. Foi Beto quem fez a barba de Ernani pela última vez. Nas últimas semanas, Beto passou a atendê-lo em casa, visto que o ex-prefeito tinha dificuldades para se locomover. Na última sexta, o dono da Barbearia Guedes chegou às 14h, fez a barba de Ernani e permaneceu ao lado dele por uma hora. Os dois não trocaram uma
palavra. O ex-prefeito já não falava mais. No sábado pela manhã, Ernani faleceu. Entre lágrimas, o dono da barbearia disse sem pensar duas vezes: "perdi meu segundo pai". O pai de Beto faleceu há três anos.


Se Beto perdeu o segundo pai, Mona Saraiva da Silveira, uma das duas filhas de Ernani, perdeu o único que tinha. Ela e os netos não saíram do lado no caixão nem por alguns minutos. Mona foi a última a falar. "Papai como homem público plantou uma semente que não morrerá jamais". Mona, que discursou abraçada pelos filhos, relembrou os últimos dias do pai "que sofreu, mas não ficou entubado numa UTI". No final, despediu-se dele, pela última vez. "Tchau, papai". Ele deixou dois netos e 1 bisneto.


Fonte: tribuna do norte